STRATEGIC WORKSHOP – Rhythms of Life: Perspectives for Physiological Sciences in the 21st Century – EVENTO PUBLICADO NA REVISTA PHYSIOLOGICAL REVIEWS

O tema do Workshop, organizado pela SBFis em 25 de agosto, foi “Rhythms of Life: Perspectives for Physiological Sciences in the 21st Century”. O evento aconteceu no auditório István Jancsó, na Biblioteca Brasiliana, localizado no campus Central da Universidade de São Paulo. Além de estar vinculado a discussões científicas envolvendo processos e mecanismos fisiológicos, desde as células até os organismos complexos, cujas funções são fundamentadas em ritmos e ciclos, o Workshop discutiu as perspectivas das Ciências Fisiológicas no século 21 nos planos nacional e internacional. Foram realizadas discussões entre as lideranças da fisiologia brasileira e do exterior, as quais foram publicadas numa edição especial da Revista Physiological Mini-Reviews (Vol. 9; número 4, 2016. O principal objetivo do Workshop foi:

a) integrar os fisiologistas de várias nacionalidades e discutir os principais desafios para a consolidação e o avanço das Ciências Fisiológicas no Brasil.

b) discutir quais serão as alternativas tecnológicas e as abordagens contemporâneas para colocar as Ciências Fisiológicas do Brasil na linha de frente do conhecimento.

c) discutir quais serão os desafios intelectuais e conceituais a serem enfrentados na formação de novas gerações de fisiologistas brasileiros necessários para explorar problemas biológicos complexos nas fronteiras do conhecimento.

Comments are closed.