MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caríssimos

Em poucos dias chega o fim da minha gestão como Presidente da SBFis, porém já adianto que meu comprometimento com estas sociedade ainda está longe de acabar.

Cabe aqui algumas reflexões destes 8 anos diretamente envolvido com a diretoria da SBFis, na qual comecei como tesoureiro e fiquei nesta função por duas gestões, depois, pela confiança depositada por vocês, fui Vice-Presidente e nestes últimos dois anos tive a honra de presidir esta sociedade que tanto me orgulha.

Muitas coisas mudaram na nossa sociedade ao longos destes anos, principalmente pelo fato de assumirmos compromissos na esfera internacional impulsionados pelo desafio e também pelo orgulho em sediar um congresso mundial, o primeiro de nossa história, que deve se concretizar em agosto de 2017.

Dentro dos meus planos de gestão quando assumi a Presidência da SBFis creio ter cumprido a contento a maioria deles, principalmente no que diz respeito à internacionalização da nossa sociedade, respeitando e assumindo as responsabilidades previamente alavancadas pelas diretorias que me precederam.

Atualmente, posso dizer com total segurança que a nossa SBFis está em as 5 sociedades científicas de fisiologia com maior reconhecimento e prestígio mundial e isso foi resultado de um trabalho em conjunto e uma conquista feita com o incentivo e apoio de todos vocês.

Nosso quadro associativo hoje é consolidado e temos uma fidelização que garante à nossa Sociedade uma representatividade de grande expressão na área de biologia experimental.

Adotamos ao longos destes anos uma estratégia de realização de congressos anuais independentes da SBFis e aqui merece destaque a participação ativa de todos vocês nestes eventos científicos, pois afinal vocês é que realmente mantém o vigor da nossa Sociedade.

Outro ponto que merece destaque é o nosso Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF), um programa em rede que é pioneiro na área de biologia experimental e que muito nos orgulha. Foram várias conquistas nos últimos anos, principalmente no âmbito dos Comitês da CAPES que começaram a valorizar cada vez mais a dinâmica destes programas em rede que apresentam muitas particularidades no que diz respeito ao seu aspecto organizacional e de coordenação. Aproveitando, gostaria de cumprimentar a Professora Ilma S. Brum, atual coordenadora do PMPGCF, pela participação ativa que tivemos em várias reuniões junto à CAPES sempre procurando caminhos para elevar a excelência deste nosso programa.

Neste espírito de agradecimento, eu cumprimento aos membros da minha diretoria, Professora Ana Carolina Takakura e Professor Thiago S. Moreira, pessoas extremamente competentes que tive o imenso privilégio de trabalhar e com um nível de profissionalismo ímpar estando sempre dispostos a ajudar em todos os aspectos de gerenciamento da SBFis.

Agradeço também a todos os demais membros das diretorias passadas com os quais tive oportunidade de aprender, e ainda aprendo, e me garantiram subsídios para assumir a responsabilidade de Presidir uma Sociedade desta envergadura.

E meu agradecimento especial vai a todos vocês que, como disse anteriormente, depositaram em mim um voto de confiança para que pudesse representá-los junto a nossa Sociedade fazendo tudo o que foi possível ser feito dentro do meu alcance e capacidade de gerenciamento.

Esta é minha última edição como editor do nosso boletim mensal que tem sido um dos principais veículos de comunicação da SBFis. Este também foi um compromisso que assumi durante minha gestão, no sentido de dar continuidade a este trabalho e isso não seria possível sem a ajuda incondicional do Professor Thiago, também editor, além, obviamente da contribuição de todos que alimentaram nossa “newsletter” com materiais para divulgação, tais como textos, mensagens, editais e, aqui merece o destaque às Notas Culturais providas pelo Prof. Dr. Alberto Rasia-Filho.

Por fim, desejo à Professora Maria José Campagnole-Santos e a toda sua diretoria, incluindo o Professor Eduardo Colombari (Presidente-Eleito) muita sorte e sucesso  na condução e representatividade da SBFis a partir de 01/01/2017.

Termino desejando a todos vocês votos de BOAS FESTAS e que o ano de 2017, o qual temos chamado de “O ANO DA FISIOLOGIA”, por conta do congresso mundial que iremos sediar, seja um ano de muita saúde, paz e repleto das melhores realizações.

 

FELIZ NATAL E ANO NOVO!

 

Vagner R. Antunes

Presidente da SBFis

2015 - 2016

Comments are closed.