Discurso 2020 nova Presidencia

Discurso 2020 nova Presidencia

Discurso 2020 nova Presidencia

Postado por SBFis em 18 de janeiro de 2023

Sobre

Discurso feito durante o encontro da SBFis 2020 Virtual


À época, em 2019, o Prof. Dr. Márcio Moraes elaborou uma proposta para o biênio 2023-2024. Esta proposta foi encaminhada a todos os associados antes da eleição para nova Diretoria. Abaixo está o texto desta proposta.




Proposta de gestão da SBFis

biênio 2023-2024

 

Estamos a viver era de profundas mudanças sociais com notável impacto nas atividades de pesquisa, ensino e extensão das Universidades – mormente agora sob o contexto da pandemia do COVID-19. Algumas destas mudanças vieram para ficar. Este desafio involuntário tornou evidente a necessidade urgente de rever algumas de nossas condutas. Nos integramos via atividades não presenciais, utilizando recursos tecnológicos já disponíveis – surpreendendo inclusive pela eficácia. Em contrapartida, nunca foi tão evidente a importância de visitas, estágios, intercâmbios e contato presencial para a ciência brasileira. Assim, urge a SBFis se reinventar, sendo mais ousada em testar novas soluções, mas sem perder de vista a trajetória histórica, sedimentada na labuta dos nossos pioneiros, que nos trouxeram até aqui. Nossa proposta de gestão está centrada na perspectiva deste aparente contraditório: a cumplicidade entre a sabedoria que vem da tradição e a ousadia que vem do novo.

 

1.     O impacto social da Área de Fisiologia precisa ser discutido e revisto. Devemos desenvolver material explanatório ao público em geral de como as Ciências Fisiológicas podem contribuir direta e indiretamente para a sociedade brasileira, tendo como consequência última a geração de riquezas, processos e saber que promovam o bem social.

2.     Urge desenvolver também programas de divulgação científica e promoção da Fisiologia entre estudantes dos estágios mais iniciais do processo educacional (anterior ao processo de ingresso na Pós-Graduação). Precisamos de uma postura mais proativa em promover o interesse destes jovens pelo mecanismo de funcionamento de órgãos e sistemas, assim como o de recrutar as melhores cabeças para compor nossos quadros. Devemos nos associar ou criar iniciativas análogas às Olimpíadas Brasileiras de Área-do-Saber (p.e. Olimpíada Brasileira de Medicina), criar prêmios para trabalhos de Graduação de IC vinculados às Pró-Reitorias de Pesquisa e/ou Pós-Graduação; enfim, uma campanha aberta em redes sociais para promover as Ciências Fisiológicas.

3.     Sem desmerecer ou enfraquecer os processos de Internacionalização, promover programas de intercâmbio Nacional entre os vários Departamentos e Programas de PG em Fisiologia. Devemos dar andamento e suporte às iniciativas da gestão anterior organizadas pela Comissão de Pós-Graduação da SBFis – instituindo webminários regulares dos nossos PPGs em Fisiologia – assim como mantendo um fórum aberto para discussão e implementação de soluções para problemas das nossas PPGs. Em adição, devemos estruturar um “banco de dados” dos vários Departamentos de Fisiologia espalhados pelo país (com ou sem curso de PG vinculado) e trabalhar no sentido de criar uma Associação independente destes Departamentos de Fisiologia. Estas iniciativas se adicionam a outras que objetivam minimizar disparidades regionais e difundir a Fisiologia no interior do Brasil; no esteio do que faz nosso Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, um dos melhores exemplos de sucesso da SBFis.

4.     A SBFis deve atuar junto as agências de fomento Federais e Estaduais visando aumentar o número de bolsas para os alunos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação pertencentes à nossa Comissão de PG. Fomentar o intercâmbio entre PPGs atraindo pesquisadores visitantes especiais e jovens talentos (preferencialmente vinculados ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação) para elevar os conceitos dos nossos Programas na avaliação da Capes. Identificadas áreas carentes em Fisiologia (p.e. comparada, renal, respiratório, digestório), a SBFis deve atuar junto à Capes e ao CNPq para promover o lançamento de editais específicos e levar suas diretrizes aos nossos representantes nos Comitês de Assessoramento. Promover e incentivar novos programas de Pós-Graduação em rede.

5.     No quesito internacionalização, dar continuidade e ampliar iniciativas de Diretorias anteriores, visando promover o crescimento da Fisiologia brasileira no âmbito internacional, sob a forma de “Joint Meetings” com sociedades congêneres, tal como PANAM e IUPS. Na medida do possível, a SBFis deve estimular a realização de eventos pré-congressos, para interação de grupos emergentes de pesquisa no Brasil com pesquisadores do estrangeiro, visando estabelecer efetivo intercâmbio acadêmico. Fortalecer parcerias da SBFis com outras sociedades científicas em prol de reestruturar a FESBE em evento de ocorrência episódica mais espaçada, com 100% de adesão e voltado à internacionalização das ciências biológicas brasileiras. Nos eventos internacionais, a SBFis deve promover encontros pré-congresso organizados pela Comissão de Pós-Graduação da SBFis, convidando potenciais parceiros internacionais a compartilhar seu tempo com nossos estudantes no intuito de abrir colaborações e oportunidades para estágios no exterior.

6.     A SBFis deve continuar e ampliar iniciativas de Diretorias anteriores de promover encontros regionais junto com a SBPC e a FESBE garantindo o envolvimento de maior número de sócios, pós-graduandos e alunos de iniciação científica nos mais diversos pontos do Brasil. A SBFis deve também atuar no sentido de promover a integração dos encontros anuais promovidos pelas nossas PPGs em eventos que agreguem mais de um programa.

7.     Dar continuidade e ampliar iniciativas de Diretorias anteriores, visando profissionalizar a Secretaria da SBFis, permitindo contato atualizado e contínuo com os sócios, inclusive utilizando as mídias sociais. Fortalecer o quadro de sócios, mediante cobranças periódicas das anuidades e campanhas de filiação de novos sócios, juntos aos alunos de Cursos de Férias e dos alunos regulares dos Programas de Pós-Graduação bem como de docentes de Fisiologia, em especial das faculdades privadas. Valorização dos sócios, para além do mero abatimento das inscrições aos sócios adimplentes nos eventos da sociedade. Prêmios e distinções obtidas pelos sócios devem receber ampla divulgação pela entidade.

8.     Identificar, mediante consulta entre os sócios, as conferências principais durante as reuniões anuais da entidade com nomes dos pioneiros da Fisiologia no Brasil Incentivar a participação dos associados mais jovens nos eventos da entidade, na forma de prêmios (“travel grants”) e isenção de inscrições. Os altos custos de inscrição e hospedagem nos congressos tem dificultado a participação de alunos de iniciação científica e pós-graduação nos eventos

9.     Renovação do portal da SBFis na Internet, inclusive com aba para divulgação em fluxo contínuo de notícias de concursos públicos para admissão de professores de Ciências Fisiológicas.

10.   Dedicar espaço na programação das palestras das Reuniões Anuais da SBFis para apresentação de iniciativas de ensino nas Ciências Fisiológicas. Dar continuidade às atividades de gestões anteriores para atualizar os programas para o ensino de Fisiologia, elaborado pela Comissão de Ensino da SBFis ainda em 1984. Apresentar projeto junto as agências de fomento para o desenvolvimento de programas educativos em Fisiologia, incluindo cursos com certificação digital, como alternativa de obtenção de recursos.

11.   Interceder junto ao Ministério da Educação para recrutar fisiologistas que possam avaliar os livros didáticos de Fisiologia no ensino médio. Dar continuidade e ampliar iniciativas de Diretorias anteriores, visando estimular a oferta de “Cursos de Férias” pelos diferentes Programas de Pós-Graduação espalhados no país. Quando possível, promover o curso com a participação de mais de um PPG.

12.   Manter um canal direto de comunicação entre nossos associados que participam de Comitês de Assessoramento tanto na CAPES, CNPq e outros órgãos Federais e Estaduais no intuito de deixar claros os anseios da SBFis. Criar espaço nos eventos da entidade para que estas discussões se estendam aos demais membros associados. Interceder junto ao CNPq para ampliar o número total de bolsas de produtividade em pesquisa para o setor de Fisiologia. A SBFis deve instituir prática de auscultar os sócios nas indicações dos representantes da entidade junto as agências de fomento.

 

Prof. Titular Márcio Flávio Dutra Moraes

Departamento de Fisiologia e Biofísica – UFMG

Membro da SBFis