Luiz Eugenio de Mello

Luiz Eugenio de Mello

Luiz Eugenio de Mello

Postado por SBFis em 27 de abril de 2023

Sobre


Uma homenagem ao membro da SBFis, Prof. Dr. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, pelo trabalho como Diretor Científico da FAPESP! 




O nosso colega associado da SBFis, Prof. Dr. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, deixa a honrosa posição de Diretor Científico da FAPESP depois de um mandato repleto de realizações. Ser um cientista de renome, possuir um intelecto invejável, sempre louvando uma postura de livre pensador - rejeitando argumentos de autoridade, tornaram o Prof. Luiz um gestor de C&T como poucos na história do nosso País. Além disto, mesclado à contribuição científica e humanitária, ao grande Mestre foi concedida a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, e a imortalidade como membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Com sua característica retórica pautada na lógica, sempre apresentada em tom sereno, sempre aberta à crítica, sempre trazendo uma perspectiva nova a problemas antigos, teve forte influencia por onde passou; seja a nível da gestão Universitária (pró-reitor de Graduação da Unifesp; 2005-2008), seja a nível nacional como presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (2007-2011) e no papel de conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (2014-2017). A nível internacional, a recente parceria entre a FAPESP e a National Science Foundation (NSF) é um marco importante de integração entre políticas de investimento na ciência Brasil-EUA.

Sua postura como diplomata entre os mundos da ciência e da tecnologia, do setor público e do setor privado, foi decisiva na implantação do Instituto Tecnológico Vale (2009-2018). Sua passagem como diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) é um marco importante para uma vertente filosófica de projetos de estado que obviamente influenciaram suas indicações para vice-presidência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei 2016-2018) e posteriormente como diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IDOR (2018-2020) e diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (AGITS) da Unifesp (2019-2020).

Em uma nota mais pessoal, com a gratidão e admiração de genuíno mentorado (talvez até sem a ciência do mentor), nunca deixei de me encantar pelos seminários, seguir os conselhos, ouvir atento à forma pouco ortodoxa de apresentar pontos de vista e de reconhecer um projeto de vida com potencial impacto nas políticas de estado deste nosso querido Brasil. O Prof. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello deixa a FAPESP para novos projetos, novos desafios, levando consigo a certeza que tem ao seu lado amigos da SBFis com os quais sempre pode contar! Uma grande honra para nossa SBFis tê-lo como Fisiologista Associado!


Márcio Moraes

Presidente SBFis