Uma homenagem ao membro da SBFis, Prof. Dr. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, pelo trabalho como Diretor Científico da FAPESP!
O nosso colega associado da SBFis, Prof. Dr. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, deixa a honrosa posição de Diretor Científico da FAPESP depois de um mandato repleto de realizações. Ser um cientista de renome, possuir um intelecto invejável, sempre louvando uma postura de livre pensador - rejeitando argumentos de autoridade, tornaram o Prof. Luiz um gestor de C&T como poucos na história do nosso País. Além disto, mesclado à contribuição científica e humanitária, ao grande Mestre foi concedida a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, e a imortalidade como membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Com sua característica retórica pautada na lógica, sempre apresentada em tom sereno, sempre aberta à crítica, sempre trazendo uma perspectiva nova a problemas antigos, teve forte influencia por onde passou; seja a nível da gestão Universitária (pró-reitor de Graduação da Unifesp; 2005-2008), seja a nível nacional como presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (2007-2011) e no papel de conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (2014-2017). A nível internacional, a recente parceria entre a FAPESP e a National Science Foundation (NSF) é um marco importante de integração entre políticas de investimento na ciência Brasil-EUA.
Sua postura como diplomata entre os mundos da ciência e da tecnologia, do setor público e do setor privado, foi decisiva na implantação do Instituto Tecnológico Vale (2009-2018). Sua passagem como diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) é um marco importante para uma vertente filosófica de projetos de estado que obviamente influenciaram suas indicações para vice-presidência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei 2016-2018) e posteriormente como diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IDOR (2018-2020) e diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (AGITS) da Unifesp (2019-2020).
Em uma nota mais pessoal, com a gratidão e admiração de genuíno mentorado (talvez até sem a ciência do mentor), nunca deixei de me encantar pelos seminários, seguir os conselhos, ouvir atento à forma pouco ortodoxa de apresentar pontos de vista e de reconhecer um projeto de vida com potencial impacto nas políticas de estado deste nosso querido Brasil. O Prof. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello deixa a FAPESP para novos projetos, novos desafios, levando consigo a certeza que tem ao seu lado amigos da SBFis com os quais sempre pode contar! Uma grande honra para nossa SBFis tê-lo como Fisiologista Associado!
Márcio Moraes
Presidente SBFis