WORKSHOP DELINEAMENTO E REGISTRO DE ESTUDOS CLÍNICOS

WORKSHOP DELINEAMENTO E REGISTRO DE ESTUDOS CLÍNICOS 

Evento realizado com apoio da SBFis

 

No dia 13 de Novembro de 2018 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa, juntamente com o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, e com o apoio da Sociedade Brasileira de Fisiologia, por meio do edital de apoio a eventos, promoveu o Workshop sobre delineamento e registro de estudos clínicos. 

O evento teve como objetivo qualificar estudantes de diferentes graus e cientistas atuantes na pós-graduação frente ao crescente interesse e demanda por registros de estudos clínicos. A atividade teve inscrições gratuitas e atraiu 50 participantes. A programação teve dois momentos. Inicialmente, o prof. Dr. Paulo Bayard fez uma exposição sobre a importância da ética em pesquisa e do registro de estudos clínicos para o desenvolvimento científico e tecnológico. A seguir, a Profa. Dra. Cintia Botton ministrou o workshop. O evento abordou todas as fases do delineamento de estudos clínicos, incluindo estratégias metodológicas, e o registro de estudo em plataformas como o Clinical Trials e o REBEC. Adicionalmente, o tema também envolveu o compartilhamento de dados (data sharing), considerado também uma tendência atual para a pesquisa científica.

Considerado de extrema relevância pelos participantes, o evento deverá ter uma edição futura para discussões adicionais sobre o tema.

Contato para mais informações: [email protected]

A seguir algumas imagens das atividades:



Colóquios em Fisiologia: Edição 2018/02

Evento realizado com apoio da SBFis

 

Desde 2014 o Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS, realiza os “Colóquios em Fisiologia”. Este evento procura romper o formato tradicional de eventos científicos, com palestras ou conferências, promovendo encontros mais duradouros e que permitem maior interação entre o palestrante e a comunidade acadêmica participante. 

Desde seu início já foram realizadas 10 edições do evento, totalizando 20 palestras com convidados externos e da própria universidade, sendo cinco palestrantes internacionais, e a maioria das edições foi realizada com apoio financeiro da SBFis, através de seu edital de auxílio à eventos.

A edição 2018/02, realizada nos dias 14 de setembro e 05 de novembro de 2018, contou com duas palestras realizadas na cidade de Uruguaiana/RS, nas dependências do campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa, e contou com a participação de cerca de 40 pessoas em cada uma, dentre elas acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores da Universidade Federal do Pampa.

As palestras abordaram os temas: (i) A 6-hidroxidopamine como ferramenta para estudo da lesão noradrenérgica do Locus Coreruleusem doenças neurodegenerativas: implicações neuroquímicas e comportamentais, e, (ii) Efeitos do exercício físico nas alterações da marcha relacionadas à doença de Parkinson – mecanismos envolvidos, e foram proferidas pelas professoras dras. Tuane Sampaio (IFFRS) e Patrícia Pantoja (UNIPAMPA), respectivamente. As falas foram seguidas por momentos de discussão sobre os temas. 

Contato para mais informações: [email protected]

A seguir algumas imagens das atividades: